Do ano de 2009 sobram as emoções de uma vitória autárquica sem precedentes na história da Freguesia de Barril de Alva.
Sob o lema "Fazer Mais e Melhor", um grupo de cidadãos apostou na mudança - única possibilidade de colocar esta Freguesia no "mapa", rumo a um futuro que se sonhava no aconchego das ideias e projectos.
Quase no fim do mandato, é tempo de balanço - e não precisamos que ninguém o faça por nós: assumimos, desde já, as "vitórias e derrotas" com a frontalidade que presidiu aos actos de gestão praticados a uma só voz pelo executivo da Junta de Freguesia que, recorde-se, é constituído por Carlos Alberto Ramos, João Luís Gouveia e Constantino Moura.
No horizonte perfila-se um novo desafio aos barrilenses, depois da criação da União das Freguesias de Coja e Barril de Alva, cuja sede, como tudo indica, terá o seu espaço físico na Vila de Coja.
Até às próximas eleições autárquicas, muita água irá correr entre as pontes de ambas as localidades, futuramente, insiste-se, "unidas numa união" de FREGUESIAS e não sob outra qualquer designação - definitivamente, perdeu-se a denominação Junta de Freguesia !
Na prática, juntam-se as duas freguesias com uma liderança unificada, que será escolhida pelos cidadãos de ambas as partes; na prática, haverá direitos e deveres a repartir, tendo em conta o números de eleitores das duas freguesias; na prática, enfim, as grandes decisões, obrigatoriamente, terão de passar pelo diálogo entre os representantes dos dois povos.
Consubstanciar tal desiderato, no entanto, não se afigura simples num tempo de encolhas financeiras; a "luta pelo poder" que, de forma democrática, os partidos políticos não deixarão de travar com o intuito de colocar a sua sigla na liderança da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, por outro lado, não facilitará consensos...
Tal como em 2009, e desde já, o grupo de trabalho da Junta de Freguesia do Barril de Alva em exercício, está atento ao desenrolar dos acontecimentos e denunciará publicamente qualquer acção que ponha em causa os legítimos direitos da nossa Freguesia.
Estamos de volta, em nome de um universo eleitoral muito próximo de um número redondo: trezentos!
Quanto "pesam" os eleitores do Barril de Alva?