sexta-feira, 11 de setembro de 2009

LICENCIAMENTO DE POÇOS E FUROS


"Apenas os proprietários de furos com meios de extracção poderosos, acima dos 5 cavalos (cv), necessitam de uma licença de utilização. Os restantes – cerca de 99 por cento dos casos – estão isentos dessa obrigação " - lê-se na página da Junta de Freguesia de Arganil (SABER mais aqui).
... A Junta de Freguesia do Barril de Alva já deu conhecimento do
facto à população?

Quase 4.000 vistas! Partilhamos o sucesso, mas...

Os responsáveis por este sítio agradecem a participação de TODOS os leitores.Apela-se, porém, à moderação nas palavras dos comentaristas, como se deixa entender no AVISO escrito a vermelho e inserido à direita da página. Infelizmente, a injúria tornou-se um hábito, que repudiamos - não é pela via do mal dizer que se clarifica a pré-campanha em curso. Além do mais, a candidatura do Partido Socialista respeita a vida privada de TODOS os cidadãos (criticamos as acções políticas e/ou gestão dos responsáveis pela Junta de Freguesia, quando for caso disso, e nada mais...), e tem pelas Instituições o maior apreço e consideração - jamais serão "arma de arremesso" contra quem quer que seja e em qualquer circunstância.
3859 visitas em dois meses de vida - há que reconhecer - faz deste sítio um projecto de enorme sucesso editorial, que partilhamos com TODOS.
Os administradores do "blog"


1. Este espaço não está ao serviço da calúnia e da maledicência - 2. Debatem-se ideias, usa-se a crítica quando relacionada com as competências dos actuais elementos da Autarquia -3. Não há lugar à devassa da vida privada de qualquer cidadão -4. Não são publicados comentários injuriosos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Convívio na Fonte de Amandos

PS DE ARGANIL APRESENTA CANDIDATOS AOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

No próximo domingo, dia 13 de Setembro, pelas 17 horas irá decorrer na Fonte de Amandos, em Arganil, um Convívio do PS de Arganil durante o qual serão apresentados publicamente os candidatos aos diversos Órgãos Autárquicos do Município de Arganil.

Esta Iniciativa, que contará com a presença de dirigentes distritais e nacionais do Partido Socialista, pretende constituir-se como um momento de afirmação do projecto do PS de Arganil para o Município de Arganil e na demonstração da crescente adesão dos Arganilenses às ideias defendidas por esta Candidatura, que se assume como a única alternativa ao actual Executivo liderado pelo PSD.

A Candidatura do PS ao Município de Arganil tem a honra de convidar todos os Arganilenses a associarem-se a este momento de aproximação dos candidatos socialistas ao eleitorado do Concelho de Arganil, sendo dada continuidade à troca de ideias e recepção de contributos que têm vindo a enriquecer o programa que oportunamente será apresentado publicamente.


Arganil, 8 de Setembro de 2009

A Candidatura do PS ao Município de Arganil,

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Opinião de quem a tem

Carlos Leal, presidente da direcção da União e Progresso do Barril de Alva, deixou um comentário num dos nossos artigos. Pela oportunidade e importância, justifica-se o seu destaque.
...
"Entendi, para ser coerente comigo próprio devido a tomadas de posição por mim assumidas noutras ocasiões, não participar na sessão de esclarecimento da lista do PS à Junta de Freguesia do Barril de Alva na passada semana e disso dei conta a um elemento daquela lista. O mesmo diria aos representantes da lista do PSD se idêntico evento se realizasse aquando a minha recente estadia no Barril. Por ser actualmente o presidente de uma das mais antigas Instituições da nossa terra que ao longo dos anos muito tem feito em prol do progresso do Barril de Alva achei ser esta a postura correcta. Mas para além de presidente da União e Progresso do Barril de Alva também sou cidadão e Barrilense e aí, tenho toda a legitimidade de manifestar a minha opinião, ou não vivêssemos em democracia. No Barril de Alva, de facto, o que vem faltando há muitos anos é um verdadeiro debate de ideias de onde se possam extrair as mais válidas para posteriormente se poderem pôr em prática com os consequentes benefícios para a nossa terra e as nossas gentes. Infelizmente isso não tem sido norma. As boas soluções para os problemas da nossa terra são, como é óbvio, aquelas que melhor servem os interesses da população e não os interesses pessoais sejam eles de quem forem; e note-se que não estou a particularizar este tema. Por isso, os Barrilenses têm grande oportunidade de escolher o que mais lhes convém no dia 11 de Outubro; mas convém que se debatam conceitos e que esses sejam discutidos com nível e sem quaisquer pressões, ameaças ou ataques pessoais, porque isso, meus amigos, não é democracia. Convém também que as listas concorrentes, necessariamente com ideias e ideais distintos, apresentem com clareza aquilo a que se propõem e que cumpram tudo aquilo que prometerem; os Barrilenses, tenho a certeza, agradecem.Perguntava-me há dias no Barril um conterrâneo nosso, como é possível uma terra tão pequena estar tão dividida por causa da política, ao que lhe respondi que era óptimo que assim fosse pois caso contrário o cenário era este: um pastor e as suas ovelhas; mas para esse peditório já demos outrora".

Árvores esperam melhor destino

Olhar (e pensar!) atentamente o Barril de Alva é um excelente exercício mental. Do alto da aldeia olha-se o horizonte recortado pelas serras, e o sol, quando se apresta para "adormecer", proporciona imagens que nos transportam para paragens panfletárias de sonho, que por cá também as há - basta entreabrir os olhos da alma...
As imagens, dizem os poetas, valem mais do que mil palavras. Esta, por exemplo, é um "grito de revolta escrito numa só palavra": incrível!
Como é possível deixar as pequenas árvores "algemadas" em molhos na mesma cova? De onde vieram? Quando foram ali colocadas? Que destino lhes estaria reservado?
Terão "dono"?
Ao certo, sabe-se que a propriedade onde "sobrevivem", feitas irmãs siamesas, pertence à Junta de Freguesia.
Não se contesta o facto de existir um viveiro na freguesia (pelo contrário!), mas deixar as árvores amarradas umas às outras não nos parece ser a "melhor das soluções" para o seu crescimento...
Como não somos especialistas na matéria, não identificamos as espécies, mas esperamos que alguém o faça e esclareça as interrogações que aqui se deixam...
Post-Scriptum
...O pormenor do pôr de sol, de certo modo é um placebo para atenuar a "dor da alma".

domingo, 6 de setembro de 2009

"Geração Activa"


Sócrates autografa o livro apresentado por Teresa Silva, de Arganil


Vão chegando testemunhos da simpatia de José Sócrates durante o jantar debate realizado na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, na passada semana, como fizemos referência

Ana Jorge na Ficabeira



A doutora Ana Jorge, Ministra da Saúde, candidata do Partido Socialista ao Parlamento nas próximas eleições legislativas (cabeça de lista por Coimbra), visitou Arganil e Coja durante a tarde deste sábado. Acompanhada pelos candidatos do PS à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente Miguel Ventura e João Pedro Pimentel, além de membros de listas concorrentes a algumas assembleias de freguesia, visitaram a Ficabeira em ambiente descontraído. Ana Jorge cativou pela simpatia e delicadeza.
À semelhança de José Sócrates, autografou um dos nossos desdobráveis e fez questão de nos incentivar para a campanha eleitoral de Outubro. Antes, no próximo dia 27 do mês corrente, é a sua vez de entrar na "corrida" parlamentar.