sábado, 18 de julho de 2009

ALBERTO MARTINS DE CARVALHO - barrilense ilustre

Por cá, quando se recordam personalidades com certo gabarito, é esquecido o nome daquele que, intelectualmente, na opinião de insignes mestres da cultura, ocupa o topo da lista: ALBERTO MARTINS DE CARVALHO.
Para que conste dos apontamentos da Junta de Freguesia, que bem podia enriquecer o programa festivo do seu aniversário com uma justíssima homenagem.
"Alberto Martins de Carvalho é natural do Barril de Alva, onde nasceu a 30 de Dezembro de 1901.Casou com Judite Sinde, de Coja, e licenciou-se simultaneamente em Direito e Ciências Histórico-Filosóficas, na Universidade de Coimbra.
Fez a sua instrução Primária no Barril de Alva, prosseguindo estudos liceais em Coimbra, no Liceu Dr. Júlio Henriques.Foi professor metodólogo na actual Escola Secundária José Falcão (Coimbra) e exerceu, igualmente, funções docentes em Aveiro.
Alberto Martins de Carvalho foi autor de inúmeros artigos em dicionários, guias, livros e revistas, prefaciando, traduzindo e anotando outras obras. O seu nome também se liga à autoria de livros de temáticas variadas.
Articulista nas revistas Presença e Palestra, pertenceu à direcção da revista Bysancio e também colaborou com a revista Manifesto e o jornal Humanidade. Usou, em várias ocasiões, o pseudónimo de Carlos Sinde.
Nas décadas de 20 e 30 do século passado, foi um dos grandes vultos intelectuais de Coimbra, privando com nomes como Miguel Torga (a quem apresentou Fernando Valle), Paulo Quintela, Vitorino Nemésio, José Régio e outros, não obstante o seu carácter reservado e discreto.
Esteve na origem da criação das Universidades Populares, na I República.
Foi Director do Centro de Estudos Pedagógicos do Instituto Gulbenkian de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1975 e 1993.
Também por sua iniciativa, foi constituída a Biblioteca Fixa nº 95 da Gulbenkian, em Coja, em 1965, sob a égide dos Bombeiros Voluntários locais. Em 8 de Setembro de 2001, por proposta de Mário Valle, a Câmara Municipal de Arganil atribui-lhe o nome da Biblioteca cojense, sendo também patrono da Biblioteca da Escola Secundária José Falcão.Faleceu na Figueira da Foz, a 26 de Março de 1993, cidade onde se encontra sepultado"
(Universidade Fernando Pessoa).
...
Para saber mais,abrir aqui:

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Urtigal

Uma breve visita ao Urtigal é suficiente para imaginar as potencialidades do sítio - do entretenimento lúdico, de forma simples e um pouco ao sabor de quem procura o lugar, à ocupação sustentada, desde que existam mínimas infaestruturas de apoio. A seu tempo dar-se-á conta de ideias e projectos que, no futuro, podem beneficiar a indústria do Turismo na freguesia.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Novas estradas

Durante a visita do ministro e do secretário de estado das Obras Públicas e Comunicações às obras em curso, ficou-se a saber que em breve o Barril de Alva ficará mais perto dos grandes centros,através do nó de Coja.
Ler aqui, com a devida vénia:
http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2418:tabua-lino-e-campos-visitaram-variante-e-defenderam-investimento-em-vias-do-interior&catid=53&Itemid=110~

Pormenores (4) Repouso dos "descansos e dos sonhos"

Infelizmente, a imagem não é inédita um pouco pelo país que somos.
A "dois passos" da sede da Junta de Freguesia, e a poucos metros da berma da estrada que segue para Lourosa, fez-se depósito dos "descansos e dos sonhos", com outro lixo à mistura.
Aqui se prova como o Barril de Alva necessita de maior atenção, como referimos no ponto 4 da "Carta dos 12 pontos aos barrilenses", a consultar na abertura do blog: "EM OUTUBRO VAMOS A VOTOS"!

A importância do Dr.Alberto de Moura Pinto na independência do Barril de Alva


Porque as instalações da Junta de Freguesia são exíguas, logo sem espaço para "grandes arrumos", transcreve-se parte de um trabalho de Carlos da Capela - ilustre conterrâneo da Benfeita - que pode avivar memórias...

---

"...Pertenceu o Barril de Alva à freguesia de Vila Cova de Sub-Avô, que após a criação da freguesia do Barril passou a chamar-se Vila Cova de Alva.

Deveu-se à iniciativa ao democrata e antigo ministro da 1ª República - dr. Alberto Moura Pinto - de quem Aquilino Ribeiro disse ser "girondino contra ventos e marés", a criação da freguesia do Barril de Alva.

(...) Transcrevemos este projecto-lei, que constitui um documento histórico e orgulho da freguesia do Barril de Alva (...)".

Senhores deputados: - A freguesia de Vila Cova Sub-Avô, no concelho de Arganil, é uma das mais antigas do país e compôe-se de várias povoações, entre as quais figura a povoação do Barril.Tanto a povoação que faz a sede, como esta última se têm desenvolvido consideravelmente há uns anos a esta parte, mercê do esforço dos seus habitantes, que na sua maior parte procuram em Lisboa, onde constituem numerosa, activa e honesta colónia, e no Brasil e América do Norte, angariar uma abastança com que regressem aos seus lares.

O Barril, a-pesar-de ser o povo de constituição mais recente, atingiu tal desenvolvimento que hoje, por si só, se sente capaz de formar organismo administrativo à parte, tendo-se dotado gradualmente de todos os elementos que o impõe à consideração do Estado e da opinião pública.

Assim, e sem intervenção do Estado, construiu, a expensas da benevolência particular dos seus mais ilustres conterrâneos, casas de escola para os dois sexos, cemitério público, ampliação de uma capela transformada em igreja, conservação e melhoria dos seus caminhos, valioso comércio local,etc, elementos estes que, ao passo que foram sendo criados, lhes fizeram ganhar consciência da sua independência e um vivo desejo de a obter.

Separadas as duas povoações pelo rio Alva, às margens do qual estão fundadas, este desejo, afervorou-se a tal ponto que as duas povoações, que entre si têm laços estreitos de parentesco, começaram de não se entender e, por equívocos repetidos, se encontram hoje em aberta hostilidade, a que tudo serve de pretexto.

O natural amor pela indepedendência, que não é contrariado sequer pela maioria dos habitantes da sede, degenerou em lamentável rixa, que inevitavelmente produzirá graves conflitos, se o Estado não acudir, separando o que a natureza das cousas não permite ter já reunido.

A índole das duas povoações é pacífica e generosa e só estes sentimentos, postos em jogo pelos dirigentes políticos de todas as matizes têm conseguido evitar desastrosas consequências, a que o orgulho e o brio de cada uma, levado a um grau de desatinada paixão, podem levar povoações desavindas.

O signatário garante ao Congresso da República que neste desejo não há nenhum intuito de pessoal ou mesquinhas política, dando-se até a circunstância de viver e ter os seus haveres na velha freguesia de Vila Cova, à qual continuará a pertencer.

O signatário está e quer estar alheio aos incidentes que as paixões mútuas fazem surgir, desejando apenas o bom nome, a prosperidade e o sossego a que os seus conterrâneos têm direito, pela vida honrada que sempre levaram.

A apresentação do presente projecto é, pois, somente inspirada no propósito de justiça, na verificação de um facto de ordem social que tem o seu determinismo e a que é absurdo opor obstáculos: a povoação do Barril atingiu a sua maioridade e a de Vila Cova não carece de ela para a sua vida, e só a independência administrativa garantirá a boa ordem, a calma nos espíritos e o regresso aos bons tempos de harmonia.

Pelos documentos juntos prova-se a razão do pedido.E porque as duas povoações, à beira do Alva, desejam tomar como apelido o nome do seu rio, o que as distinguirá de outras terras, com a sua denominação, submeto à apreciação de vv.exªs, o projecto que se segue, em que se faz a criação da freguesia do Barril e se satisfaz esta última aparição.

-


PROJECTO DE LEI


Artº 1º - É desanexada da freguesia de Vila Cova Sub-Avô, concelho de Arganil, a povoação do Barril, a qual passará a constituir uma freguesia, denominada Barril de Alva, ficando as duas freguesias delimitadas entre si pelo rio Alva, afluente do Mondego.

Artº 2º - A freguesia de Vila Cova Sub-Avô passará a denominar-se Vila Cova de Alva.

Artº 3º - Fica revogada a legislação em contrário.

---

O Barril de Alva há muito que está em dívida para com Moura Pinto, nunca lhe deu nome de rua ou praça, como em tempos foi aprovado em reunião da Assembleia de Freguesia, ou lhe prestou outro tipo de homenagem pública .Falta memória, conhecimento, sensibilidade e cultura política para honrar e enaltecer a importãncia de um acto desta dimensão, cívica e política.

Para que conste, a poucos dias de mais uma aniversário do Barril de Alva.

Pormenores (3) Aniversário da freguesia


"No próximo dia 25 de Julho a freguesia de Barril de Alva, concelho de Arganil, comemora os 85 anos da sua criação. “Trata-se de uma data histórica para os Barrilenses, dado que ate 25.07.1974, Barril de Alva pertencia à Freguesia de Vila Cova do Alva sub Avô”, lê-se num comunicado enviado ao RCA NOTICIAS, onde se refere ainda que “esta condição, da criação da Freguesia do Barril de Alva, deve-se ao facto de o Barril apesar de ser o povo de constituição há data mais recente, atingiu tal desenvolvimento que por si só, se sentia capaz de formar organismo administrativo à parte, tendo-se dotado gradualmente de todos os elementos que impõem à consideração do Estado e da opinião publica”.Note-se que este feito deveu-se a muitos barrilenses, tais como Joaquim Mendes Correia de Oliveira; Joaquim Nunes dos Santos e Abílio Nunes dos Santos, além de muitos outros. Também José Freire de Carvalho e Albuquerque e seu irmão, os Fidalgos da Terra., como eram comedidos muito contribuiriam para todos estes factos.Desta forma, a Junta de Freguesia resolveu comemorar os 85 anos da criação da Freguesia com um programa alusivo à data da criação da Freguesia, que consta do seguinte:

PROGRAMA25-07-2009

10H Missa pela intenção dos Barrilenses já falecidos

11H Recepção dos convidados e presidente da Câmara com a presença da Filarmónica Barrilense

15:15H Sessão solene alusivo ao dia do aniversário da criação da Freguesia de Barril de Alva

12:30H Inauguração da zona Ribeirinha junto à Ponte de Barril de Alva [actuação da Associação Filarmónica Barrilense

13:00H Almoço convívio no Parque de Merendas"


(Surripiado da secção de notícias do Rádio Clube de Arganil, incluindo a inexactidão da data da desanexação do Barril. Quanto ao "salto" no horário do programa, talvez uma pequena confusão o justifique...).


Nota:

Lamenta-se que o comunicado, além de referir prestigiadas figuras barrileneses, não dê algum realce a Alberto de Moura Pinto "... uma figura marcante da vida política nacional no período pós implantação da República, como advogado, magistrado, deputado e ministro". Na Junta de Freguesia existe documentação que demonstra o seu empenho na emancipação do Barril de Alva, enquanto deputado.

Um pouco de História para avivar "memórias".

Pormenores (2)


O executivo da Junta de Freguesia prepara-se para inaugurar com pompa e circunstância no aniversário da freguesia, o parque que a Câmara Municipal construiu junto à ponte. Há um mini-campo relvado, bancos , dois chuveiros e uma passadeira em madeira, que se prolonga até cerca de dois/três metros, rio dentro, espécie de "prancha de saltos".A ideia é interessante, sem dúvida, mas salta à vista a pouca segurança da "prancha" que, ao que parece, não é "para grandes (ou pequenos !) mergulhos". De razoável altura, qualquer salto é um risco, dado que o rio tem pouca profundidade (não chega a um metro!) - foi o que se conseguiu com a represa desmontável. Comenta-se que o local se destina aos pescadores...
O parque, no todo, tem (alguma) areia e (imensa) terra solta, não convida a grandes "piqueniques". É pena...

Pormenores (1)

No último fim de semana de Junho, realizaram-se as tradicionais festas em honra de S.João. Como sempre, no "coração" da freguesia, junto ao coreto e perto da Igreja, foi montado um escaparate com balcão onde estiveram expostos os artigos a "rifar". Hoje, 16 de Julho, a estrutura continua "de pé"!

domingo, 12 de julho de 2009

Em Outubro vamos a votos

Autárquicas 2009
Carlos Alberto Pereira dos Ramos
Natural de Barril de Alva
63 anos
Jornalista Independente
...
João Luís Correia de Oliveira Gouveia
Natural de Barril de Alva
43 anos
Comerciante
...
Constantino das Neves Moura
Natural de Barril de Alva
46 anos
Empregado de armazém
...
Armando Leonel Bernardo
Natural de Barril de Alva
66 anos
Reformado

"CARTA DE DOZE PONTOS"
Inaugurada a sede de campanha do candidato do PS, doutor Miguel Ventura, à Câmara Municipal de Arganil, entendemos por bem apresentar aos naturais do Barril de Alva a CARTA DE DOZE PONTOS com que nos apresentamos a sufrágio em Outubro, tendo em vista ganhar a Junta de Freguesia para as cores socialistas.
Connosco, a Junta de Freguesia:
1
Exercerá as suas competências com transparência nas palavras e nos actos;
2
Estará sempre ao serviço de todos os barrilenses;
3
Terá instalações dignas e espaçosas, com a inclusão de uma "sala/multiusos" capaz de albergar pequenos eventos culturais e outros;
4
Dedicará especial atenção ao ambiente e estará atenta à salubridade do
Barril de Alva;
5
Terá um sitio actualizado na Internet e disponibilizará uma "rede sem fios" gratuita para que todos tenham acesso à Internet;
6
Colaborará com a Câmara Municipal de Arganil, propondo projectos concelhios, tendo em vista a descentralização de eventos culturais, desportivos ou outros:
7
Assumirá o Turismo como indústria prioritária para o desenvolvimento do
Barril de Alva;
8
Atenta ao bem-estar da comunidade de todas as faixas etárias, será solidária com as legítimas aspirações da Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de
Barril de Alva;
9
Manterá com a Associação Filarmónica Barrilense a melhor das parcerias, por lhe reconhecer importância única, enquanto instituição, na divulgação do
Barril de Alva;
10
Procurará reactivar a Associação Desportiva e Recreativa Barrilense, em estreita colaboração com os seus corpos sociais, e redimensionar o parque desportivo;
11
De acordo com as Leis da República Portuguesa, procurará integrar na vida comunitária os cidadãos vindos de outras paragens, que escolheram o
Barril de Alva
como "porto de abrigo", respeitando os seus valores étnicos e culturais;
12
Assume como parceiro privilegiado na dinâmica do Barril de Alva a União e Progresso.