sábado, 25 de julho de 2009

Goooooooolo!!!



...E o Nelito ali tão perto!







Não terá mais do que dezoito por seis metros (talvez vinte por oito, medi a passo, sem certezas, à vista de duas pessoas que se sentiram “pisadas” na visão global de uma obra que imaginam capaz de desenvolver (?) o Turismo da freguesia!!!).
Tirando o “estádio” do pequeno Artur
ali entre Vila Cova de Alva e Anceriz, que também é verde (agora o capim está demasiado alto, sinal de que o Artur não anda por lá a fazer fintas aos sonhos nem remates ao futuro), só o Barril de Alva, no concelho de Arganil, se pode orgulhar de possuir um campinho verde, construído a preceito, com rega (automática?). Hoje, foi “apresentado” a quem interessar a sua utilização!
Com pompa e circunstância, aos acordes da Banda de Música e com palavras bonitas pelo meio, ditas por dois presidentes, um da Câmara Municipal, outra da Junta de Freguesia, foi inaugurado o recinto, baptizado (lê-se numa placa), como” Parque de lazer do Barril de Alva”.


Sendo o campo verde, a lembrar o poema de Luís de Camões, que José Afonso musicou e interpretou, “ Verdes são os campos”, havendo balizas no recinto, apesar da sua miniatura, era de ver por ali uma bola a saltitar como uma “papoila” vermelha.
Não foi isso que se passou, mas imaginou-se o Nelito, que estava perto, a “fazer das suas”, se tivesse parceiros a jeito.
Para quem desconhece, o Nelito foi um dos melhores jogadores de futsal do país, representou vários clubes nacionais, campeão, defendeu as cores de Portugal em torneios internacionais, e de há uns tempos a esta parte, depois de “arrumar as sapatilhas” como atleta, ficou como treinador adjunto do clube do seu ( e meu!) coração, ainda campeão nacional da modalidae : o S.L. e Benfica!
O Nelito por acaso não nasceu no Barril de Alva, mas “é de cá”, filho do Armando Bernardo e da Madalena, a rapariga mais bonita do meu tempo de escola (e do Armando, pois claro, que a namoriscou e casou com ela!), barrilenses dos bons e à moda antiga, neto da “ti”Aida… era capaz de ir por aí fora só para lhe desenhar a árvore genealógica…
Posto (quase) tudo no sítio, falta acrescentar que o campinho, que é verde, tem balizas, mas não tem os “véus da noiva” – as redes onde se refugia a bola quando o artista lhe dá um piparote ou lhe acerta com um “bicanço” da bota esquerda, ou direita, tanto faz, o que importa é que o pessoal grite

gooooooooooooooooolo!!!

Hoje, depois da inauguração, não houve um “jogo a sério”, com golos e tudo...
…E o Nelito ali tão perto!
Nota:

A relva cresce, esta está enorme!!!
À atenção de quem de direitto.

Três gerações de filarmónicos

(...)
"Veio do lado da serra
a banda da minha terra
para tocar as suas marchinhas,
e há foguetes pelo ar
quando a banda cá chegar
lá pela tarde tardinha".
"Ti" 'Alberto - 74 anos, representante de uma geração de ouro da Filarmónica Barrilense
Acácio Simões

Sérgio Sousa

Aniversário da freguesia


Sem o protocolo que o acto solene exigia (em cima da hora, o anfitreão, presidente da Junta, foi perguntando se havia representantes de algumas instituições e convidava-as para a mesa de honra...), a sessão solene decorreu ao ar livre, mais perto da sede da Associação Filarmónica, para aproveitar um pouco de sombra, do que da Junta de Freguesia, onde o sol não tinha resguardo. Como a sede da autarquia infelizmente não tem condições para albergar mais do que meia dúzia de pessoas, a solução encontrada foi a que se viu.

A imagem não engana: havia, de facto, poucas pessoas a assistir à cerimónia; ao almoço volante, mais tarde, estiveram muitas mais...

Depois, junto ao rio, procedeu-se à inauguração do "Parque de lazer do Barril de Alva", como consta da placa, onde estão inscritos os nomes dos presidentes da Câmara e da Junta. Honra lhes seja feita, sobretudo ao presidente da Junta de Freguesia, que ainda não há muito tempo, escrevia sobre si :"... nunca exigiu nenhuma placa de reconhecimento, nem aceitava porque o recusava.Para quem o conhece sabe bem que é assim...".

Desta vez, além de não "recusar", ainda ajudou a retirar a bandeira Portuguesa no acto de dar visibilidade à placa onde se lê... o seu nome! Há aqui uma pequena contradição de somenos valor, que se regista...
A obra teve um investimento superior a vinte mil euros! O futuro dirá se é capaz de "atrair mais pessoas para o rio....", como afiançou o presidente da Câmara, ou não.


O candidato do PS à Câmara Municipal, nas eleições de Outubro, doutor Miguel Ventura, não deixou de estar presente às cerimónias, bem como o doutor Bernardo Campos, e representantes das listas do Partido Socialista às Assembleias de Freguesia do Barril de Alva, Coja , Vila Cova de Alva e Piódão.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Gémeos falsos"




= ENTRETENIMENTO=

Amplie as imagens, descubra e anote as duas diferenças

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Doze anos depois:assumir propósitos

Carlos A.P.Ramos

Vale a pena recuar doze anos e recordar, em síntese, como aconteceu a vitória do PSD no Barril de Alva, nas eleições Autárquicas de 1997. E como o PS as perdeu, comigo como “cabeça de lista”…
Em resumo: nesse ano, a contagem final dos votos mostrou um empate entre o PS e PSD. Depois de várias peripécias e recontagens (?) dos boletins colocados na urna, o PSD ganhou pela diferença mínima: um voto!
Curiosamente, a redacção da acta do acto eleitoral foi feita a meio da tarde – muito antes da hora do fecho das urnas! – por sugestão do candidato vencedor, “…para não se perder tempo depois…” – disse.
Os representantes do PS, de boa fé, acederam...
O povo, que esperava pelo anúncio dos resultados no exterior da secção de voto, ao saber de várias tropelias, barafustou, mas tudo ficou pelos palavrões do costume – e ainda bem!
...
Quatro anos depois, nas eleições seguintes, como o PS não apresentou lista, o presidente da Junta de Freguesia, e candidato pelo PSD a novo mandato, num gesto de duvidosa simpatia, convidou-me para fazer parte da sua lista, “oferecendo-me” o quarto lugar, que daria direito a presidir à Assembleia de Freguesia. Obviamente, recusei a “gentileza”, acrescentando que talvez um dia voltasse a ser candidato, se para tal recebesse convite do partido onde milito (o que acontecera nesse ano e nos seguintes) e, como sempre fizera, a escolha das pessoas que haviam de me acompanhar seria da minha responsabilidade…
...
Num dos últimos meses do ano passado, 2008, o presidente da Comissão Política do Partido Socialista, convidou-me a reflectir sobre a hipótese de voltar a ser candidato. Redondamente, disse não (a minha saúde não aconselhava grandes emoções…), mas mostrei disponibilidade para colaborar, como sempre fiz, na composição da lista do PS.
Foi com a intenção de ser solidário com o meu Partido, que certo dia, nos finais de Outubro, convidei um dos meus amigos e companheiro de outras “lutas” politicas e associativas a encabeçar a lista do PS que havia de concorrer às eleições de Outubro deste ano. Recebi como resposta “ … não te metas nisso…” (a frase foi acrescida de outros termos, irrelevantes para a estória).
Se eu não estava interessado no convite do PS e o meu amigo também não, por uma questão de lealdade, abeirei-me da senhora que quatro anos antes, a meu convite, encabeçara a lista do Partido Socialista, e sondei a possibilidade de voltar ser “cabeça de lista” pelo mesmo. Frontalmente, disse-me que tinha sido convidada pelo PSD e que, justificando a decisão, aceitara fazer parte da lista deste Partido, liderada pelo actual presidente da Junta; ela ocuparia o segundo lugar, e o meu amigo e companheiro de outras “lutas” políticas e associativas (a quem antes fizera o convite), o terceiro! Fiquei, naturalmente, estupefacto com as “voltas” a que a vida sujeita alguns de nós – sobretudo as “voltas e reviravoltas” de cariz político/partidário.
Os motivos que levaram a senhora a aceitar o convite, só a si dizem respeito.
Em relação ao meu amigo (que não deixou de o ser pelo facto de ter seguido outros caminhos e preferir outra companhia política…) e companheiro de outras “lutas” políticas e associativas, igualmente lhe dizem respeito as decisões por si assumidas.
Igual tratamento intelectual é devido ao actual presidente da Junta de Freguesia e novamente candidato pelo PSD: só a si dizem respeito as decisões que o levaram a prescindir da secretária e do tesoureiro que o acompanharam nas últimas gerências, certamente a seu contento, preferindo desta vez escolher para a sua equipa elementos que, curiosamente fizeram parte da lista do Partido Socialista há quatro anos e, como tal, tinham assento na Assembleia de Freguesia…
Todavia, a maior surpresa, durante a conversa com a senhora, veio a seguir, e resumo-a em duas linhas. Disse ela:
- “Depois da “vitória” (?) do PSD, meses depois o senhor presidente da Junta, pede a exoneração do cargo, porque anda muito cansado, e eu assumo a presidência da Autarquia”!
...
Para que a “ minha surpresa” tivesse resposta condigna a seu devido tempo, nesse preciso momento decidi que seria “cabeça de lista”, aceitando o convite do meu Partido, e disso dei conta ao doutor Miguel Ventura, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Arganil!
Estávamos em Novembro de 2008.
Em oito dias, depois de contactar pessoas que me merecem total respeito e confiança, capazes, e que partilham os mesmos ideais de verticalidade e transparência – algumas com experiência de liderança autárquica e associativa – reuni um grupo de doze barrilenses, a que se juntaram, posteriormente, mais três.
É na liderança deste grupo que me assumo candidato à Junta de Freguesia da terra onde nasci, sob o lema

= FAZER MAIS E MELHOR PELO BARRIL DE ALVA =

segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Kit de Primeira Intervenção"

"Kit de Primeira Intervenção" adaptado a uma carrinha de caixa aberta
O fim de semana, no Barril de Alva, teve movimento desusado de viaturas dos bombeiros, em virtude de um incêndio que deflagrou nas cercanias da povoação, felizmente sem prejuízos de maior, para além da zona florestal afectada, onde o fogo esteve circunscrito

Pergunta-se:

- A freguesia tem, ou não, um "Kit de Primeira Intervenção" para ser usado em caso de incêndio? Se existe, foi utilizado?

Coincidências (1)

Regista-se o "pormenor" do arrumo do inestético escaparate, a tempo de alindar o espaço como convém em dia (s) de festa...

III Feira de Artesanato e Tardes Culturais no Barril de Alva


"No seguimento das festividades da Freguesia, que têm lugar no dia 25 de Julho, estão previstos outros eventos que a exemplo dos anos anteriores vão ser realizados. Trata-se da III Feira de Artesanato e Tardes Culturais que vão ter lugar no Largo da Ponte de Barril de Alva, junto à Ponte, nos dias 31 de Julho, 01 e 02 de Agosto [noites culturais de verão se quisermos]. Esta pequena feira de artesanato visa divulgar o artesanato da região bem como a cultura.Os artesãos podem ainda marcar a sua presença ou fazer a sua inscrição pessoalmente na Junta de Freguesia ou por telefone 235 721 173 ou tlm. 969377024 até ao próximo dia 29 de Julho. O programa que esta a ser publicitado consta do seguinte:
31.07.09 [SEXTA-FEIRA]III Feira de artesanato e tardes/noites culturais17:00H Abertura da III Feira de Artesanato, Inauguração Oficial da mesma19:00H Noites Culturais: Concerto pela Associação Filarmónica Barrilense e actuação do Rancho Folclórico da “Casa do Povo de Arganil”24:00H Encerramento
1.08.09 [SÁBADO]14:00H Abertura da III Feira de Artesanato20:00H Actuação do Rancho “Flores” de Casal de São João21:00H Concerto pela Associação Filarmónica Barrilense24:00H Encerramento0
2.08.09 [DOMINGO]08:00H Abertura da Feira Trimestral no Largo da Escola14:00H Abertura da III Feira de Artesanato17:00H Actuação do Rancho Folclórico “os Malmequeres da Cerdeira”18:30H Actuação do Rancho Folclórico “Verde Pinho” de Pinheiro de Coja19:30H Actuação do Grupo Cantares do Alva e Açor21:00H Actuação da Associação Filarmónica “Flores do Alva”24:00H Encerramento
Note-se que este evento é uma iniciativa da Junta de Freguesia com a colaboração do município de Arganil e bem assim das instituições da Freguesia".
...
Nota: fonte de informação: secção de notícias do Rádio Clube de Arganil - "ipsis verbis".
Talvez por lapso, não foram acrescentadas ao título as "noites culturais", como consta no corpo da notícia, embora se refira entre parentêsis: "noites culturais de verão se quisermos" ...

domingo, 19 de julho de 2009

Sede da campanha do PS em Arganil

Na inauguração da sede da campanha do candidato Miguel Ventura à Câmara Municipal de Arganil, o Barril de Alva fez-se representar com qualidade.

Escolas

Perdem-se na lembrança as gerações que passaram pelas antigas salas de aulas, que eram duas, agora são quatro, e tiveram até ao momento várias serventias.
Ao centro,a antiga residência dos professores requer obras urgentes.No rés do chão da esquerda, o "centro de saúde"; à direita, a sede da Junta de Freguesia, composta por um gabinete,que é ao mesmo tempo secretaria e arquivo sem condições que o justifiquem; há ainda uma minúscula sala onde se realizam as assembleias, com lugares sentados para...sete/oito pessoas, não mais.O público não tem espaço para permanecer no local com o mínimo de comodidades...
No futuro imediato haverá mudanças!