segunda-feira, 17 de agosto de 2009

As “pequenas e grandes obras” da Junta de Freguesia


Por: JOÃO LUIS GOUVEIA



Falta-me tempo para participar com mais assiduidade no blog da nossa candidatura, sobretudo quando leio comentários que desejo rebater, desde que tenha dados e elementos para o fazer…
Sigo de perto o que tem sido feito nos últimos anos na freguesia, por isso sinto-me no direito de perguntar:
- Quais foram as grandes ou pequenas obras que a Junta de freguesia fez durante estes doze anos em que esteve à frente dos destinos da nossa terra?
Fiz um esforço para que o meu cérebro conseguisse recapitular “tanta informação armazenada” em 4380 dias!...
Sabem do que é que me lembro? (Calma!!! Não quero falhar, mas se isso acontecer, peço, desde já, desculpas, pois foram tantos dias, e as obras são tão relevantes que podem passar despercebidas no meu arquivo…). Começo por aqui:

* Aquisição do equipamento para o parque infantil. Foi graças à comissão de pais, que nessa altura tudo fez para angariar dinheiro para este equipamento (2.740,95 €); a junta, que tinha prometido contribuir nada fez. Foi preciso pressionar a Junta nas Assembleias de Freguesia para que o parque fosse terminado pela Câmara como tinha sido acordado (sobre este assunto prometo voltar mais tarde!!!)...

* Aquisição de equipamentos para o jardim-escola e escola primária (Televisão, DVD, frigorifico, fotocopiador, aquecedor de barras, material lúdico e de diversão, etc.). Foi graças ao esforço dos pais que conseguimos que as crianças tivessem as melhores condições para aprender. (O Jardim Escola foi considerado pelos professores como o mais bem equipado do concelho!).

* Represa da ponte I. Obra da responsabilidade da Câmara Municipal.

* Represa da ponte II. Não, não me enganei! É que já foram duas pelo rio abaixo! O (s) engenheiro (s) que as projectaram estão de parabéns: como uma não chegou para aprender… então vamos lá construir mais uma para treinar…
Era um problema de reforço dos pilares, diziam uns, outros falavam que só ficava até vir uma cheia. Os mais antigos diziam ”esta gente nunca viu a força do rio quando vem uma cheia”!
Não é que os “ velhotes” tinham razão? Alguns nem a 4ªclasse têm, mas sabem mais do que muitos engenheiros – não sei o que é que aprendem na Universidade!!!
Obra da responsabilidade da Câmara Municipal.

* Alcatroamento das ruas da freguesia. Obra executada pela Câmara Municipal com o respectivo donativo dos moradores de algumas dessas ruas, que foram mais uma vez enganados, pois em vez de terem alcatrão ficaram com areia banhada de alcatrão; logo nas primeiras chuvas, foi-se o piso! Alguns ainda tiveram a “sorte” de ver rectificado o erro, mas outros estão a penar!!!

* Compra de terrenos. Desconheço o negócio realizado pela Junta, espero que tenha sido benéfico para a terra...

* Loteamento junto ao cemitério. Lotes para os jovens adquirirem e construírem as suas casas na terra natal (bandeira publicitária da Junta, que só se esqueceu que naquele local o PDM não autoriza construir). Conseguiram ainda vender (?) lotes a algumas pessoas, mas tiveram que devolver o dinheiro mais tarde (não sei se já o fizeram a todos os compradores…), porque foi impossível legalizar os terrenos.
Porque é que a Câmara não interveio no desaterro? Existia algum projecto? Quem o aprovou? Quais os benefícios para a Junta? E para a terra? E para quem queria construir cá e teve de ir para outro lado?
Fico à espera de respostas, como Barrilense e, principalmente, como contribuinte deste País.
Obra da responsabilidade da Junta de Freguesia.

* Terreno para zona industrial. A ideia era boa se não existisse o mesmo impedimento do PDM., que não autoriza a construção nessa zona. No entanto, gastaram uma fortuna no desaterro dos dois terrenos (lotes e zona industrial).
…E o prejuízo que causaram aos donos da Casa Agrícola, durante uma cheia, com as lamas que vieram desse terreno a invadirem a propriedade, destruindo tudo por onde passaram? Quem pagou os prejuízos?
As perguntas que faço no ponto anterior repetem-se novamente sobre o projecto e aprovação do mesmo; insisto: porque é que as autoridades não mandaram parar o desaterro? Uma movimentação de terras e a descaracterização de um terreno não requerem licença camarária?
Obra da responsabilidade da Junta de Freguesia.

* Criação da “Feira de Artesanato”. Um evento que devia ser mais publicitado e mais bem organizado. Melhorou este ano, mas aqueles carros estacionados à frente dos stands “ficaram a matar”!
Esta feira quer um programa mais digno e não pode andar a ser alterado de qualquer maneira, pois isso desacredita a organização. O local também não é o melhor, mas são opiniões!
Organização da responsabilidade da Junta de Freguesia.

* “Bar da Ponte” e respectivo Parque de Merendas. Está à vista de todos a destruição do Parque de Merendas e o aumento da área do “Bar da Ponte”. Aquele que era o melhor Parque de Merendas da região, frequentado pelos campistas de Côja e por turistas que por aqui passavam, foi sendo destruído ao longo dos anos. As casas de banho fechadas, estrados dos espectáculos guardados no abrigo, o som horroroso que sai daqueles auto falantes instalados não sei por quem em pleno recinto... Um Parque de Merendas é escolhido para repouso e aquele som incomoda imenso!
Estes exemplos são suficientes para verem o estado a que chegou esta infra-estrutura, criada pelos Barrilenses e pela União e Progresso.
Obra da responsabilidade da Junta de Freguesia.

* Parque de Lazer (zona ribeirinha). Parque com valor estético, mas que peca pela falta de utilidade. Falta a represa dizem todos! Agora, se calhar só havia verba para o Parque, mas se houvesse um bocadinho de criatividade e se recordassem como os antigos faziam para segurar as águas do rio, encaminhando-as para as rodas, onde eram utilizados paus espetados no rio com arbustos, criavam com as próprias mãos uma represa que esteticamente era mais bonita e muito mais funcional do que a que está montada.
Claro que já estão uns a dizer: mas o caudal do rio não é constante, umas vezes estão os calhaus à mostra, noutras o rio sobe mais ou menos meio metro! Este é outro problema que devia ter sido resolvido pela Junta e Câmara Municipal quando foi construída a Barragem de Avô. Mas agora, que o problema existe, é preciso obrigar os proprietários da mini hídrica a não fazer retenção da água, como acontece, de modo a manter o caudal sempre uniforme. A água de certeza que seria mais limpa e todas as populações a jusante da barragem seriam beneficiadas.
Ainda voltando à falta de criatividade: em vez de fazerem um mini campo de futebol, que não sei quanto custou, mas que não deve ter sido barato, podiam ter construído uma pequena piscina para as crianças, alimentada pela água da roda em vez de estar a cair para cima do muro que a suporta.
Lá vêm outra vez dizer: “mas para isso tinha que ser feita outra roda do outro lado do rio!”. Não vejo qual seria o problema de haver outra roda do lado onde está o parque, só o valorizava e não era nada que já não tivesse existido antigamente. Quanto a este assunto voltarei noutra altura para não maçar muito…
Obra da responsabilidade da Câmara Municipal.
(Esta ideia/projecto é uma das iniciativas que havemos de levar a efeito, depois de vencermos as eleições em Outubro, como esperamos…).

Vou ficar por aqui, ficam por tratar outros assuntos, que deixo para a apresentação do nosso programa eleitoral.
...Que cada um tire as suas conclusões.

Espero que este lembrete faça com que os Barrilenses reflictam sobre os milhares de Euros que foram destruídos durante 12 anos na freguesia e que, se fossem BEM GASTOS, podiam ter projectado a terra para um futuro melhor, sobretudo para os jovens Barrilenses.
Os nossos conterrâneos, que há muito deixaram de vir com a frequência com que o faziam, certamente teriam mais e melhores motivações para retornarem ao seu “torrão natal”.
Pela nossa parte, prometemos e havemos de conseguir “fazer e mais e melhor” pela nossa terra – vamos colocar de novo o Barril de Alva “no mapa”!

17 comentários:

  1. con catano...a grande joao
    chico

    ResponderEliminar
  2. força!!!! vai-te a eles...
    Têm andado todos estes anos a "mamar" à conta...haja alguém que tenha ideias e queira fazer alguma coisa pelo Barril...

    ResponderEliminar
  3. A homem não se acanhe, a escrever desta maneira.
    O Arganilense Blogspot está ao vosso dispor.

    ResponderEliminar
  4. Deixa-me que te diga "camarada" que mereceu o tempo que perdeste em escrever este texto, digno de se ler...mas também acredito que se tivesses mais disponibilidade escreverias mais alguma "pequena ou grande obra" perdida em 12 anos.
    De salientar que: o vidro da porta da WC já foi substituido...é sinal que andam a seguir as noticias do blogue...e afinal não foi assim tão caro!

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo com tudo o que o João escreveu, mas se me premitem o alvitre, devo lembrar que, sempre que eu ía aí passar as minhas férias era raro eu não conseguir estar calado e então arranjava uma data de amigos, quando eu me lembrava de "carregar na ferida". Peço-vos que não desistam, sejam honestos com o Povo do Barril e aí serão honestos com vós próprios. Força, companheiros

    ResponderEliminar
  6. Daaaasssse...!!!!! será que já está tudo????....vamos lá a abanar o povo do Barril para acordarem parece que andam anestesiados,....será,...??? urge o rejuvenescido da "vida dos Barrilenses" e do Barril de Alva, qualquer dia é uma "raça em extinção".....

    ResponderEliminar
  7. Joao Pedro da Silva Simoes19 de agosto de 2009 às 18:37

    Como todos podem ler e ver, aqui está bem resumido as grandes obras da Junta de Freguesia nestes últimos doze anos, curioso de ver q para as criancas terem um Parque Infantil de jeito tiveram de ser os Pais das criancas a avancar com ideias e dinheiro pois da Junta nada!!!!
    Ou seja a Junta obras feitas só mesmo no Centro de Dia!!!!
    Ponham bem aqui os olhos, e nao queiram ficar no mesmo marasmo mais uns anos!!!!
    Nós nao podemos deixar q o Barril continue estagnado no tempo, por isso cabe-nos a nós mudar o rumo da situacao!!!!
    Abraco de um Barrilense na Alemanha, que se tudo correr bem vai contribuir para a mudanca, ou seja contem com o meu voto!!!!

    ResponderEliminar
  8. Há grande João……. És o maior…. Só continuamos sem saber é se a tua intenção é a de fazeres mais e melhor pelo Barril ou tens esperança e anseias que seja o Barril a fazer algo de importante por ti.
    Comentar o que já foi feito, até que não surpreendes ninguém nem o povo adormecido a que muitos chamam a nós Barrilenses, mas…… será que não era mais bonito se te preocupasses(tu e todos os elementos da vossa lista) a falarem-nos um pouco do historial do vosso projecto e percurso de vida em termos pessoais e profissionais dando-nos assim a conhecer melhor o vosso perfil e capacidades de gestão ao cargo a que se candidatam !!!!!!!
    Já agora e para terminar, não achas que, quem até hoje ainda não teve a capacidade de apresentar um projecto fiável e alternativo com soluções práticas, que se limita a apresentar os erros cometidos, mas e acima de tudo não apresenta as soluções para os minimizar sem esquecer de dar a conhecer a todos nós o que realmente pretendem fazer e em que ideias concretas se baseiam para fazer pelo Barril mais e melhor …… não tem qualquer tipo de legitimidade para comentar ou melhor criticar o pouco ou muito, bem ou mal, que até agora foi feito. Para bem de todos nós penso que o povo do Barril não está assim tão adormecido como muitos pensam.

    ResponderEliminar
  9. Os grandes, só parecem grandes, porque estamos ajoelhados. A equipa responsável por este Blog, além do João, é composta por mais pessoas que eu tenho o prazer e a honra de conhecer e qualquer uma delas está acima de qualquer suspeita. Quanto à actual equipa que está na Junta... perfiro dizer, que conheço apenas uma pessoa, e devo dizer que gostaria um dia de o questionar quanto a diversas situações para com a minha familia. A pessoa que aponta o dedo ao João, e digo isto sabendo que ele não precisa que o defendam,fá-lo não a ele mas a toda a equipa. Se quiser atirar alguma pedra, talvez ela lhe cai em cima.

    ResponderEliminar
  10. Este(a) anónimo(a) das 15:16 nem sei como a esta hora não lhe deu uma congestão depois de enviar aquele comentário. Na realidade quando escreve "para bem de todos nós" escreve muito bem incluindo todos aqueles que já nem digo estarem "adormecidos" mas vou bem mais longe, vocês já estão é embalsamados!

    Agora que conheço as 30 "vedettes" da lista do PSD (sim, trinta leram bem) concluo que qualquer Egípcio que se prezasse nunca, mas nunca teria a luz de se lembrar disto do "embalsamanço". Baralhando e confundindo é uma lista composta por 10 não residentes no Barril de Alva (o que é triste), 11 idosos (mais triste ainda) 1 que nem sei se é velho, novo, assim-assim (aquisição), 11 quarentões e 6 tristes jovens (entre os 20/30 anos), alguns destes com um emprego prometido... e é assim que vamos continuar por mais 4 anos... porque enquanto houver promessas de empregos, subsídios, negócios obscuros todo um bolo de gente a salivar por qualquer promessa todos os que estão avessos a isto têm que os gramar. Democracia? Não sei o que lhe chame...

    O João neste artigo que escreveu não pode ser mais explícito, se alguma dúvida houver acho que é só daqueles que o cérebro já foi programado (acontece a todo aquele(a) que não tem vontade própria) para nem sequer ousar em referir que realmente isto parou no tempo, os idosos são prioridade e os jovens até estão a pensar bem em emigrar para "não estorvar". Vivo nesta aldeia cada vez com mais angústia, vejo-a envelhecer a passos largos e estregue a um destino onde embarcamos a 300 à hora directo ao precipício.

    Identifico-me claramente com os ideais da lista representada por Carlos Pereira, penso por mim, tenho as minhas ideias, SOU LIVRE! Digo não quando não gosto, digo sim quando gosto, falo directamente e francamente com toda a gente, apesar de me manter no anónimato (Carlos não me leve a mal, sei que não gosta) mas acredite que me deixa um grande alívio saber que há uma alternativa, BOA, no Barril de Alva de gente séria e transparente, conhecedora da realidade e até onde podem chegar, sem embarcar em ilusões e falsidades que é neste ambiente que se tem vivido nestes 12 anos. Como é que há 6 jovens envolvidos neste marásmo... fico triste.

    ResponderEliminar
  11. É pá, esse do comentário das 15 só devia ser de alguem do centro do dia, porque depois do almoço só lá fica um utente...lol

    ResponderEliminar
  12. Eu gostaria de saber quem faz parte da lista do psd.

    chico

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Partindo do principio que a lista do PSD que concorre à Junta tem 30 elementos, quem são?, não estou a por em causa a seriedade das pessoas em causa. Eu estou em Oeiras, nós aqui temos o Isaltino de Morais que é um poço de virtudes e se forem como ele então algo vai mal na republica das bananas. Quando estive na Força Aérea, durante uma das comemorações do 25 de Abril, tive o previlégio de conhecer o então TCor. Salgueiro Maia. Em 24 de Abril de 74, na parada da EPC, em Santarém ele disse às tropas que o iriam acompanhar até Lisboa, que existiam 3 tipos de estados, os democraticos, os totalitários e o estado a que isto chegou. Infelizmente, ao fim deste tempo todo aínda não conseguimos sair da cepa torta. Quem é o grande responsável por este estado de coisas?; somos nós, não apredemos e votamos sempre nos mesmos burros, e porquê?; porque não pensamos pela nossa propria cabeça, é mais facil delegar essa tarefa a outros, aos espertos, não aos inteligentes, mas à esperteza saloia que impera por aí.Não há duvida de que é um grande esforço para o pobre obter o que lhe falta, e também um grande trabalho para o rico conservar o que lhe sobra.

    ResponderEliminar
  15. Chico!
    Para saberes a lista tens que ir ver ao tribunal de Arganil.
    Desde industriais,doutores,emigrantes,enfermeiros,professores,empreiteiros,vendedores de automoveis,reformados,pseudo-reformados,procura tachos,paga favores,espera favores,amigos, amigas e os pides.
    E fico por aqui...

    ResponderEliminar
  16. ADOREI!!! "Não há dúvida de que é um grande esforço para o pobre obter o que lhe falta, e também um grande trabalho para o rico conservar o que lhe sobra..."! É o resumo disto aqui no Barril de Alva, pena é os que sabem ler não saberão nunca compreender o que aqui é escrito, infelizmente! Outros compreendem, mas como até lhes está a correr bem... Mas felizmente para eles, novo emprego, novo subsídio, alguns mais um subsídio, enfim, será que não há quem venha ver o que por aqui se passa COM O DINHEIRO DE TODOS OS CONTRIBUINTES????? Até quando esta república das bananas????? Oh cegos! Vão para Cuba, com bilhete de ida, por lá o regime é igual a este, não vão notar nada e sempre são menos uns emplastros e com grandes probabilidades de voltar a ver, mesmo assim não vos queremos cá, já demonstraram aquilo de que são feitos!

    ResponderEliminar
  17. Gostei mjuito do teu texto amigo /! Claro, conciso, franco. Porque acredito em política e
    não em "politiquuice" e porque o barril precisa de sangue, ideias e propostas novas., desejo-vos o melhor, que, qneste caso é a vitória nas eleições.
    Felicidades e continua com o bom trabalho.
    Vanessa Limpo. (finalmente).

    ResponderEliminar