sábado, 22 de agosto de 2009

A propósito...

- Se o anónimo do passado dia 20, que contestou o meu texto, se identificar, terei muito gosto em “discutir” com ele (a) as nossas ideias e projectos para o Barril de Alva.
João Luís Gouveia
No artigo que escrevi, intitulado ”As pequenas e grandes obras da Junta de Freguesia”, tive o cuidado de mencionar obras ou actividades realizadas pelo “povo”, Junta de Freguesia e Câmara Municipal (algumas mal projectadas) e deixei sugestões pertinentes.
Além disso, ousei relatar o que muitos Barrilenses gostavam de dizer, mas infelizmente alguns estão de “boca tapada”, com medo de perderem o emprego “que há-de vir”, ou pelos favores que, nestas alturas, têm que ser pagos...
Quanto à frase ofensiva que este anónimo deixou, “…não tem qualquer tipo de legitimidade para comentar ou melhor criticar o pouco ou o muito, bem ou mal, que até agora foi feito”, lembro que sou Português, e que em Portugal, a partir do dia 25 Abril de 1974, o povo tem liberdade para exprimir o que lhe vai na alma!
Tenho, ainda, o direito de comentar e criticar o que está mal e, pelos vistos, está a resultar, pois a partir do momento em que este Blog foi criado, o Barril está um “bocadinho diferente, respira-se melhor” – não lhe parece?
Os nossos comentários e críticas têm servido para que a Junta vá corrigindo algumas coisas. Exemplos: a edição do DVD, as denúncias do vidro partido nos sanitários públicos, a inactividade do ”kit” de primeira intervenção, etc. …
Os jovens do Barril esperaram doze anos por algo útil e importante na sua terra. Infelizmente, nada foi feito - se foi, então porque é que os jovens emigram e não têm vontade de voltar, ou mesmo investir na sua terra? Acenam-lhes com "sonhos", “garantem” postos de trabalho…sempre de forma leviana, porque não há projectos sustentados, e as ideias …não passam disso mesmo, ideias, algumas delas raquíticas.
Sempre apostei na minha terra, e não tenho medo de continuar a apostar, porque acredito na existência de potencial para evoluir, e sei do que os Barrilenses são capazes, porque já deram provas disso, e não foi assim há demasiado tempo para que a memória tenha esquecido…
Que ninguém receie discutir ideias connosco – assumimos “fazer mais e melhor” pelo futuro da freguesia, e gostaríamos que esta “onda” de renovação fosse o mais abrangente possível - apostamos nessa renovação e nessa abrangência!
Se o Povo nos der a vitória em Outubro, é garantida uma gestão autárquica de “portas abertas” a TODAS as ideias, de modo a que TODOS, em conjunto, possam honrar o passado daqueles que TUDO fizeram pelo Barril de Alva!

23 comentários:

  1. João, se o povo do Barril vos der a vitoria, só vos peço uma coisa, façam uma auditoria as contas. 12 anos é muito tempo, há muita história mal contada e gostava que não se repetisse os erros do passado, isto é, ninguém é responsabilizado pelas asneiras que faz (um exemplo é o actual PR). Existem autarcas com a cabeça no cepo, mas sabem o que vai acontecer? para não variar, safam-se e continuam a ser os maiores, notem no ex-pres. de Marco de Canaveses, na de Felgueiras e no meu Isaltino de Morais, aqui em Oeiras ele é o maior, as comunidades cigana e africana que o digam, os outros sá servem para pagar impostos.

    ResponderEliminar
  2. Joao Pedro da Silva Simoes22 de agosto de 2009 às 23:38

    Caro Cunhado, para o anónimo evita escrever textos tao elaborados, e explicitos, opta antes por uns desenhos, pode ser q se faca luz naquela cabecinha!!!!
    Enfim, infelizmente ainda à gente q evita reconhecer a triste realidade em q se tornou o Barril de Alva, mas eu nao e nem sequer estou ai muito tempo, e por isso vou ajudar a mudar o rumo dos acontecimentos e vou votar por quem realmente quer fazer mais e melhor pelo Barril de Alva, só espero é q o resto dos Barrilenses me sigam o exemplo, e mais nao digo!!!!
    Abreijos !!!!!

    ResponderEliminar
  3. Força João Luis, Vamos ganhar e vamos mudar! pessoal vamos ajudar a mudar a nossa freguesia e concelho P.S às presidências.

    ResponderEliminar
  4. Para mim, querem é “tacho”, são todos iguais! Eu Voto no Sr. Dr. Rogério, pessoa digna e respeitosa que muito tem feito pela nossa querida terra e pela minha família… um grande bem-haja ao Sr. Dr. Rogério Leal.

    ResponderEliminar
  5. Para o anónimo das 16:54
    Cada um vota em quem quizer, vivemos em democracia, penso eu, mas é preciso ser-se muito cego e muito interesseiro e egoista para não querer o melhor para a nossa terra, é tempo de mudar deixem trabalhar as pessoas que se preocupam com a nossa terra e com as pessoas que cá vivem. O Barril parou no tempo, qualquer dia o Barril é só idosos, os jovens vão para outras terras viver ou para o estrangeiro porquê?
    Porque no Barril não se passa nada... há pessoas que querem mudar isto, com muita pena minha já não voto no Barril, mas continuo a ser Barrilense e a querer o melhor para a minha terra por isso quero deixar aqui uma mensagem: Força e coragem para esta equipa que quer mudar o Barril para melhor e espero que o consigam têm uma equipa de trabalho!
    " Uma equipa consegue cem vezes melhores resultados em cem vezes menos tempo do que quando nos sentamos para criar sozinhos..."

    ResponderEliminar
  6. Dr.Rogério????? Em que faculdade é que ele se formou? Esse "cérebro" levou cá uma lavagem, vai lá vai!

    Fez muito pela sua família? Provavelmente mais uns a receber subsídios que o Estado cria para o Sr."DOUTOR" (esta é demais) Rogério andar a distribuir aproveitando esta onda de campanha. Cambada de cegos!!!!!! Aproveitadores!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Pois bem! Fiquei contente por ver que o meu comentário das 16:54 foi publicado. É sinal que realmente existe liberdade de expressão e não são publicados apenas comentários favoráveis aos senhores! Estou no meu direito de gostar do Sr. Doutor Rogerio, grande homem que cumpre o seu terceiro mandado à frente da Junta com tanta obra feita, o Barril está diferente. Tenho também muito carinho pela Senhora Dra. Fátima Portugal, grande advogada que também muito tem feito pelo nosso Barril…. São todos grandes Barrilenses que muito têm feito pelos mais velhos como eu e pela minha família. Curiosamente, os jovens pouco têm feito pela nossa terra e existem mesmo alguns que não fazem cá grande falta, e em boa verdade, não tenho nenhumas saudades de alguns deles que emigraram… alguns já comentaram estes blog e felizmente que não vão cá estar para Votar… Peço desculpa pelo anonimato, mas assino como muitos de vós, os quais estão todos ao lado do Sr. Jornalista e talvez nem votem no Barril….

    ResponderEliminar
  8. Tenho acompanhado com grande assiduidade a evolução deste blog, o qual considero de extrema importância para o esclarecimento de todos nós. É pena que ainda nem todas as pessoas tenham acesso a este tipo de informação/ferramentas, pois certamente votariam em maior consciência.

    Infelizmente, a blogosfera é um local onde nos temos de sujeitar a ouvir as opiniões dos menos corajosos que não se identificam e dizem o que lhes apetece, muitas vezes sem a mínima educação, pondo em causa a dignidade de pessoas sérias que se esforçam para ajudar os outros.

    Sei que sou suspeito na minha opinião, mas é com muito orgulho que verifico que o Sr. Carlos Ramos (por sinal meu Pai) está de novo a conseguir mobilizar os jovens e menos jovens em prol de um Barril melhor. Quase que faz lembrar os tempos da Filarmónica em que o Barril estava unido numa única causa…

    Acho que nestas alturas devíamos deixar as cores partidárias de lado, e escolher as PESSOAS, não os partidos políticos!

    Acredito piamente que é possível “fazer mais e melhor pelo Barril de Alva” e é pena que algumas pessoas não saibam dar valor a quem tem ainda tanto para dar, e já mostrou provas da sua competência.

    Hugo

    ResponderEliminar
  9. Sobre o "Anónimo" das 23:08, peço a liberdade de dizer o seguinte: os jovens, que ele(a) diz não fazerem grande falta, fazem falta porque os velhos já cá não estão, aquele que me formaram, que começaram a ensinarem-me o que era a vida, as dificulades e alegrias que iria encontrar e a gostar da minha terra, o Barril de Alva, onde nasci no dia 25 de Dezembro de 1961. Quanto ao sr. Rogério, a partir do dia em que ele entendeu que eu era um perigoso esquerdista, é minha intenção perguntar-lhe um dia, porquê?, por não serda sua côr politica ou por lhe ter dito que o Jesus Cristo foi o primeiro dos esquerdista?
    Desde que me recordo, ele sempre disse ao meu avô e a outros elementos da minha família que o caminho do cruzamento das Almas até casa (em direcção a Pinheiro de Côja) iria ser arranjado, acontece que o meu avô morreu sem ver o malfadado caminho arranjado. A minha avó, quando foi transportada para Coimbra, para o H.dos Covões, onde faleceu, os Bombeiros tiveram de a trazer até ao cruzamento às Almas, porque a ambulância não poderia lá ir abaixo, tal era o estado do dito caminho.
    Caro concidadão(a), a Revolução de Abril foi feita para garantir que o sr.(a) tenha a liberdade de dizer o que lhe vai na alma, como qualquer um de nós, estará certo em algumas coisas errará noutras, terá sempre a beneficio da dúvida Permita pois que lhe diga que as amizades que se fundam a partir do interesse, por interesse terminam. Quanto ao sr. Rogério ser um grande homem, bom, ele pode parecer grande porque o meu caro concidadão(a) está de joelhos.
    Quanto a votar ou não no Barril, também eu sou um elemeto da "diáspora", tive de procurar o melhor para a minha familia, mas garanto-lhe que vou voltar para a minha aldeia.

    ResponderEliminar
  10. ao anonimo das 23.08....todos nos,imigrantes e nao imigrantes fazemos falta ao Barril,devo dizer que apesar de estar longe da minha terra,sei quase todos os dias o que por la se passa.quanto a nao poder votar isso e um asunto para resolver quando for ao barril,porque sei de fonte segura que o meu nome nao consta na lista do eleitorado,mas tambem sei que a muitos imigrantes que estao a mais tempo fora,que o podem fazer,outros que estao em lisboa que tambem podem votar,eu pergunto porque?sera cor politica?mas ainda este ano vou ter o prazer de cara a cara perguntar porque.este anonimo que diz que os jovens nao fazem falta ao Barril e un analfabeto,tinha imenso prazer em conhecelo,eu gosto dos burros,e um animal en vias de ixtincao.

    chico....Germany

    ResponderEliminar
  11. Parece um autêntico filme de Hollywood, personagens, duplos e um romance com muita aventura pelo meio. Passo a explicar: há uma personagem que, pelas cenas de grande perigo que este filme tem requer um duplo, o duplo aqui é o anónimo das 16:54 que, com muita coragem, ainda se atreveu a repetir a proeza às 23:08... pois bem, duplo porquê? Porque encarna uma personagem idosa "...que muito têm feito pelos mais velhos como eu..." tendo esta pergonagem uma idade que, para os efeitos cénicos, tem que levar uma caracterização a dar ares de mais velha. Seguindo o guião ainda há mais duas personagens um Dr. e uma Dra. que "muito tem feito pelo nosso Barril...", sim senhora, fico completamente atordoado com este filme, aliás, nesta parte do filme em que a Dra. fez muito pelo Barril devo ter adormecido, mas foi geral, é que ninguém viu esta parte... Mas quem distribuiu este papel a este(a) anónimo(a) teve uma inteligência mordaz ("Espera lá! Escrevo isto mas faço de contas que não sou eu"( pensou ele (ou ela)).

    Seguindo o guião, mais uma vez, deparamo-nos com personagens secundárias que são os nossos emigrantes, tadinhos, fora da família, fora da terra que os viu nascer, dramático, mas não para todos porque há sempre aquele ou aquela que gosta de uma chatíce destas, até estão a estorvar "... e existem mesmo alguns que não fazem cá grande falta...", refiro ALGUNS, porque o do vidro da casa-de-banho até faz falta, se não fosse ele ainda hoje estava partido...

    Depois ainda aparece outra personagem, que aqui encarna a figura de herói, "o Sr.Jornalista", bem, ele tem levado na cabeça mas é dos rijos, não precisa de duplos...

    Quanto ao romance que aqui falo tem a ver com aquela parte em que a personagem "dr.Rogério" alicia as pessoas, fazendo-se de muito santinho, muito amável conseguindo, na maioria dos casos, dar o prometido: um empregozito, um subsídiozeco, um "pips", enfim...

    Filme a não perder num cinema perto de si...

    ResponderEliminar
  12. Santa ignorancia,agora ate ja e dr,donde e que se formou??na acibeira?? nos aviarios???
    chico

    ResponderEliminar
  13. "... não tenho nenhumas saudades de alguns deles que emigraram...", deixe lá ALGUNS vêm na carrinha de 9 lugares de França que o Sr.Rogério pediu na Ponte... vai matar as saudades desses, porque esses é que são para si os bons, os que fazem cá falta (só em tempo de eleições, mais nada) de resto voltem lá para onde vieram que agora já voltam a não fazer cá falta outra vez...

    ResponderEliminar
  14. E ja agora se acarrinha vem a franca,pode dar um saltito aqui a almanha que eu tambem vou,eu prometo se me vierem buscar voto no sr. dr.

    chico

    ResponderEliminar
  15. Joao Pedro da Silva Simoes25 de agosto de 2009 às 19:54

    Para o Senhor(a) Anónimo(a), se esta equipa q se candidadta a fazer mais e melhor para o Barril de Alva, no seu ponto de vista quer é "tacho", entao pergunto o q quer voce????
    Foi precisamente voce q nos revelou q o Sr. Rogério (nao Doutor, caso o senhor(a) nao saiba o seu grande benfeitor nao tem estudos suficientes, será mesmo q tem alguns???) tanto o (a) tem ajudao(a), o senhor(a), esta a ser egoista, pois só vai votar no Sr. Rogério por interesse ao tacho, e infelizmente nao olha às necessidades da Freguesia, resumindo e concluindo, os unicos interessados em Tachos, sao pessoas q integram a lista do Sr. Rogério, e pessoas como voce!!!!
    Eu emigrei, porque ao contrario do senhor(a) nao estou a espera de ajudas ou tachos, e decidi melhorar a minha vida, e tanto melhorei q até já constitui Familia e tenho um bom emprego sem "tacho" só com o meu suor, subi a pulso, e hoje sou Chefe de Turno na Cadeia de Restaurantes Cafe del Sol em Catrop - Rauxel!
    Eu ao contrario do(a) Senhor(a), tenho interesse no Futuro da minha Terra, pois quero mostrar ao meu filho onde eu cresci, e tb quero um dia voltar a viver no Barril, mas para o Barril realmente dar uns mil passos em frente tem de mudar, e para comecar já em Outubro, e o Senhor(a) nao se preocupe pois eu vou mesmo votar, para sua desilusao na equipa q vai fazer mais e melhor pelo Barril de Alva!!!
    Quanto às Saudades o sentimento deve ser Recíproco, pois nao conheco nenhum anónimo, mas Saudades da minha terra, eu como os outros emigrantes temos e muitas mas dos tempos em q havia gente q fazia mesmo trabalho em prol da Terra, e nao em interesse pessoal!!!
    Abreijos, e espero q se identifique pois assim podiamos ter uma ideia das ajudas.....!!!!

    ResponderEliminar
  16. Oh Chico não vás tão longe...porque quem reside no Barril também não consta nos cadernos eleitorais.Só alguns...O mais engraçado é que à 4 anos votou cá...mas como a cor é diferente, fez-se magia e desapareceu o nome, ou seja não pode votar na ultima ida às urnas. Depois de ir à Junta de Freguesia várias vezes,sim várias vezes porque havia sempre uma desculpa (a mais interessante era que não tinha Internet..onde chegamos!) para o assunto ser adiado!Esperemos por Setembro/Outubro para ver se o assunto ficou resolvido..com tantos entraves não queria que a pessoa votasse!!!Claro é do contra!!!
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Venho por este meio pedir à Rita para confirmar o que acima está escrito. Falei com um vizinho que pertence à Junta aqui onde moro, e ele disse-me que essas faltas são da responsabilidade, embora indirecta, da Junta de Freguesia, cabe-lhe comunicar as falhas para que os cadernos eleitorais sejam actualizados.
    Se os nomes são retirados dos cadernos pela côr politica, isso é muito grave e tenho realmente muita pena de não votar aí no Barril, porque se isso acontecesse comigo, era garantido que teriamos festa e o "sr.Córónel" e a sua "jagunçada" até o Avante Camarada cantavam.

    ResponderEliminar
  18. Continuo a perguntar: MAS NÃO HÁ QUEM DE DIREITO QUE VENHA VER ISTO?

    ResponderEliminar
  19. Rita, vai à net e digita "Comissão Nacional de Eleições", do lado direito aparece "Consulte a CNE" entras e abres "Questões eleitorais", seleccionas "recenseamento eleitoral", enviar, pões o nome da pessoa em questão, o e-mail (basta este dois elementos) e aguardas resposta.

    Até eu, na dúvida, já o fiz, não fosse o diabo tecê-las... com estes gajos é olho vivo e a net é uma ferramenta óptima!

    ResponderEliminar
  20. É verdade o episódio e foi assistido por várias pessoas (João Luis, Acácio, Constantino entre outros - pertenciam à mesa de votos)no dia das eleições europeias..não constava nos cadernos eleitorais não pode votar...o protesto ficou no livro para recordar..mais uma!Nas mesas estavam espalhados livros sobre legislação nas eleições entre linhas consta que "cartão de eleitor e BI válidos pela Freguesia poderia votar" mas não, não pode!O Presidente esteve ao telefone com a CMA mas de nada serviu..para quê?Ele não tinha o que dizer, depois lá disse para passar na Junta de Freguesia na 2ª feira que resolveria o assunto, esqueceu-se era que não tinha Internet para corrigir o erro!Enfim!

    ResponderEliminar
  21. QUANDO VIER UMA VALENTE TROVOADA E O VALE POLAREIRO RESOLVER MANDAR UMA ENCHENTE DE ÁGUA COMO JA HÁ ANOS ACONTECEU E VAI ENCONTRAR A LINHA DE ÁGUA ALAGADA E COM MANILHAS DE DUAS MEDIDAS DE TAMANHOS DIFERENTES PARA MAIS FACIL ENTUPIMENTO QUEM IRÁ SER RESPONSABILIZADO??? QUEM MANDOU FAZER OU QUEM ESTIVER NA AUTARQUIA NESSA OCASIÃO?

    ResponderEliminar
  22. Esclarecimento para quem não sabe!
    Percurso académico: Licenciatura - Mestrado - Doutoramento.

    O senhor em questão nem licenciatura deve ter quanto mais o doutoramento! É de rir!!!!!
    Portanto não se deve escrever Sr. Doutor Rogério, mas sim Sr. Rogério!

    ResponderEliminar
  23. Em resposta a este anónimo que previne quanto à possibilidade de uma enxurrada com origem no Vale Polareiro, obviamente ninguém vai ser responsabilizado. Viu alguém ser chamado a atenção pela represa que foi feita na Ponte há uns anos atás?; andou lá uma máquina a fazer movimento de terras e nas primeiras chuvadas foram buscar os calháus a Côja; as que foram feitas a seguir e que foram por água abaixo, alguém assumiu a responsabilidade? Em texto enviado por mim, há uns dias atrás, foi-me dito por um funcionário da Câmara, durante a execução de obras no Casal Cimeiro, que iriam colocar umas manilhas no caminho das Almas para a Ribeira, para desviar as águas, que no Inverno, por vezes tornavam o caminho intransitável se as pessoas quisessem, por exemplo, ir à Ribeira. Essas manilhas não foram postas no local destinado e tanto quanto sei, estão no Casal do Meio, colocadas junto à casa de um proeminente habitante do Barril, como infelizmente não tenho 100% de certeza, e a pessoa que me contou, já não está entre nós, não posso dizer o nome, apenas apontar o facto de a geografia da aldeia ter uma inclinação muito acentuada e grande parte dos poucos melhoramentos realizados no Barril, são quase sempre à porta de alguns esão sempre os mesmos.
    Este cidadão fala, e muito bem, no que poderá acontecer se tal fenómeno acontecer, quem irá sofrer com este caso? os habitantes do Casal Cimeiro.E já agora pergunto, a Junta, esta ou as anteriores, deu parecer positivo à construção numa linha de água? se deu a responsabilidade cai em cima de quem autorizou. Se as linhas de água estão obstruidas cabe á Junta providenciar para que os Serviços Camarários procedam à desobstrução. Esperemos que tal nunca venha a acontecer.

    ResponderEliminar