terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ainda o DVD

UM POUCO DE LEITURA, SE FAZ FAVOR
.
Voltei a visualizar o filme que adquiri ontem por quinze euros na feira do artesanato.
Não me parece que tenha existido um guião pensado com algum rigor, de modo a publicitar mais alguma coisa de importante sobre o Barril de Alva, para além do que é visto.
Usa-se e abusa-se da ponte sobre o rio ( sem dúvida proporciona imagens muito belas!) e dos espaços que ficam na margem direita - certamente para encher o tempo -, das capelas e da igreja, como se o Barril não tivesse mais para mostrar - e tem!
Não se compreende como não há sons da Banda Filarmónica a abrir o filme, tanto mais que havia uma gravação que, entretanto, foi editada em CD. Seria bonito de ver (e ouvir!) a Filarmónica.
A obra teria mais encanto se fossem captadas imagens do museu da Banda, porque ali há história "com gente dentro" - bastava mostrar, por exemplo, algumas das fotografias da instituição, no seu começo, onde se inclui um dos primeiros instrumentos.
Há outras memórias museológicas que ficavam bem num filme promocional da "nossa terra".
A "casa dos Freires", "Quinta de Stº António" ou " Casa Agrícola", bem merecia ser divulgada - é por aí que passa o começo do Barril de Alva, como muito bem dizia ( e documentava!)AIACO.Lembrar que, em tempos recuados, houve no Barril uma sala de espectáculos, onde se fez teatro e actuaram cantores de prestígio na época, sobretudo do belo canto, como Loubet Bravo, tenor do Teatro de S. Carlos e intérprete do fado de Coimbra, era bonito de saber...
O famoso João Brandão, por vezes, "acoitava-se" na "casa dos Freires", onde pernoitava até ser manhã; depois, era capaz de acordar o barqueiro para o passar para o outro lado do rio...
A "casa dos bonecos" recebeu visitas de ministros , como Brito Camacho, Ministro do Fomento entre 1910 e 1911. O Prédio dos Nunes dos Santos era frequentado por gente ilustre das finanças e da Igreja, como certo Bispo açoriano, que ainda tive a sorte de conhecer a bordo de um avião, durante uma viagem entre a Suíça e Portugal.
Seria interessante divulgar que os Nunes dos Santos não foram pioneiros apenas nos "grandes armazéns" - também foi da sua iniciativa o primeiro posto de Rádio nacional, que tinha o indicativo "P1AA - Rádio Lisboa". A primeira emissão, em 1 de Março de 1925, inaugurou a era das emissões regulares em Portugal. Responsável pelo posto, Abílio Nunes dos Santos Júnior, filho e sobrinho dos proprietários dos Grandes Armazéns do Chiado.
Dizer que o Barril não tem história é falsear a verdade ou assumir... alguma falta de saber. Infelizmente, poucos se dão ao trabalho de a conhecer, pesquisando, aqui e ali, em documentação vária - até pela Internet se aprendem "umas coisas", aqui, por exemplo: http://telefonia.no.sapo.pt/lisbon.htm.
Prometo voltar ao assunto.

3 comentários:

  1. Mais um cd/dvd sobre o Barril? Ja são três! Será que e necessario? Na verdade não se sabe quem mandou fazer este que surgiu na feira de artesanato, suponho que tenha sido novamente a junta de freguesia. Suponho! Parece que os elementos da junta desconhecem quem mandou fazer. Realmente esta na hora da mudança, BARRILENSES ACORDEM!

    ResponderEliminar
  2. Vão perguntar ao presidente do Centro de Dia que ele sabe quem foi... LOL...

    O sempre atento.

    ResponderEliminar
  3. OHP-PRO Unipessoal, Lda12 de agosto de 2009 às 21:20

    Depois de ter-mos sido informados da existência deste blog e respectivo conteúdo no que diz respeito ao DVD “A NOSSA TERRA” com clip de vídeo promocional sobre o Barril de Alva nos dias de hoje, pensamos ser nosso dever de;
    Em primeiro lugar demonstrar o nosso especial apreço e agradecimento ao Autor do comentário por o mesmo desta forma nos ter alertado para o erro referido, servindo para nós também como indicador de que o referido DVD está a ser visualizado com a atenção que o mesmo merece.
    Em segundo e em forma de esclarecimento dar a conhecer de que a iniciativa da produção do supra referido DVD é de nossa iniciativa, mas como não poderia deixar de ser teve o apoio da Junta de Freguesia do Barril de Alva.
    Em terceiro e ultimo, aproveitamos e desde já se agradece a oportunidade que este blog nos dá para informar todos os interessados de que o respectivo erro já foi corrigido devendo os titulares que tenham comprado um exemplar do DVD, dirigir-se à junta a partir da próxima 6ª feira, afim de se proceder a uma troca física do mesmo
    A todos o nosso muito obrigado
    J. Pais

    ResponderEliminar