sábado, 8 de agosto de 2009

Croniqueta de fim-de-semana


Mais e melhor

Tenho o som da Teresa Salgueiro a preencher o ambiente de trabalho. O novo trabalho discográfico é de qualidade superior, mas é a voz da intérprete que me encanta, desde o tempo dos “Madredeus”. Agora a solo, o fascínio de sempre, talvez “mais e melhor”, perto do óptimo, para gáudio de quem aprecia.
Pego na ideia de “mais e melhor” e associo-a a este sítio que, quer se queira ou não, já é uma referência para os meus conterrâneos, perto ou longe das notícias da sua terra, como atesta a inúmera correspondência que vai chegando à minha caixa postal. A ilação que retiro deste inesperado movimento de amor e alguma paixão pela terra natal está muito próxima da imagem que o escritor Milan Kundera deixa nas páginas de “Ignorância”, quando se refere à saudade de quem está longe e pouco ou nada sabe do que “se passa no seu país distante”.
Se outras razões não justificassem a iniciativa de abrir este sítio à comunidade, residente na freguesia ou não, esta, só por si, representa um passo à frente na aproximação dos barrilenses ao cantinho da sua infância, para uns, para outros será o recordar de outros tempos, não muito longínquos. O Barril de Alva era o aconchego das férias de verão, quantas vezes repartidas por outros momentos, fins-de-semana prolongados, Natal, Páscoa, havia sempre “alguma coisa como desculpa” para mais uma viagem à “terra”.
“Fazer mais e melhor”, neste formato, tem o seu tempo de vida condicionado pelas eleições de Outubro, mas esta viagem a “cavalo” das novas tecnologias, não terminará com a divulgação da escolha dos barrilenses para a gestão da Junta de Freguesia.
Fica a promessa de fidelidade à causa pública, em qualquer circunstância, porque o que TODOS desejamos é um Barril de Alva “mais e melhor”.
Carlos A. Ramos

1 comentário:

  1. Nunca será demais o que de bom possamos fazer pela nossa terra. E as suas gentes bem o merecem,muito embora saibamos que por vezes os Barrilenses sejam susceptíveis a promessas que mais tarde se constatam não serem verdadeiras, tão pouco exequíveis. Digam sempre a verdade e não prometam nunca aquilo que não poderão dar. É capaz de ser difícil, mas é de certeza a via mais correcta para uma vitória que os Barrilenses por certo anseiam fartos que estão de promessas vãs. Em frente rumo à vitória. Aldino Gouveia - Sesimbra

    ResponderEliminar